quarta-feira, 28 de março de 2012

Ecomotion Pró 2012!

Esta definido o local do Ecomotion Pró 2012!

 A Chapada dos Veadeiros, localizada no Nordeste Goiano, é uma região de cerrado privilegiada que apresenta rica diversidade animal, vegetal, social e cultural. As águas que nascem em seus campos e chapadões são fundamentais para a formação do Rio Tocantins que abastece a Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia, sendo considerada por isso o berço das águas.


Eleita pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera Goyaz, essa região sem igual tem sido palco de projetos e experiências que buscam harmonizar o conhecimento humano em diversas áreas com a vida natural, preconizando um mundo melhor e uma maior qualidade de vida.

A região é de uma natureza exuberante, com trilhas, cânions, rios e córregos que formam piscinas naturais, corredeiras e cachoeiras, além de um céu único para apreciar o nascer e o por do sol, a lua e as estrelas, palco perfeito para uma corrida de aventura de expedição. Na Chapada dos Veadeiros o cerrado revela suas fisionomias: veredas de buritis, campos úmidos, campos de flores, matas ciliares, de galeria e campos rupestres. Sua formação rochosa é das mais antigas do planeta, formada por quartzitos com afloramentos de cristal de rocha.???A paisagem muda a cada momento. Ora são jardins de pedra formando esculturas inéditas, ora é um mar de flores ondulando ao vento, ora são veredas que se transformam mais além em mata de galeria. A vegetação funciona como uma esponja em solo raso, canalizando água para as nascentes. No verão, os rios deságuam em riachos e cascatas, tornando campos verdes e viçosos. No inverno, o verde se transmuta em cores diversificadas e as flores tomam conta dos campos. O clima se faz ameno, com temperaturas médias entre 18 e 24 graus. Chove no verão e o inverno é seco, recriando-se a cada estação uma nova chapada. Localiza-se nesta região o ponto mais alto do estado do Goiás denominado Pouso Alto com 1.676 m.
Sua flora oferece inexplorada biodiversidade em plantas medicinais, frutos saborosos e flores delicadas. A fauna também é bastante diversificada e nos campos ocorrem veados campeiros, onças pintadas, lobos guarás, capivaras, emas, siriemas, tatus, tamanduás entre outros, infelizmente algumas dessas espécies ameaçadas de extinção. Entre galhos e nuvens voam papagaios, araras, periquitos, tucanos, gaviões, perdizes entre inúmeras outras espécies de aves.
Localizada as margens da GO-118, Alto Paraíso de Goiás está situada nesta região, distante 230 km de Brasília e 420 km de Goiânia, o município é hoje um dos mais apreciados cartões-postais de Goiás.???A Chapada dos Veadeiros é formada por 05 municípios: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e São João D´Aliança. Os Municípios mais estruturados turisticamente são Alto Paraíso e Cavalcante.
A Chapada dos Veadeiros aguarda todos os participantes
do Ecomotion Pro para grandes aventuras!

Via: http://www.ecomotion.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário