segunda-feira, 26 de março de 2012

Os erros mais comuns ao caminhar

Será que estamos preparados para caminhar corretamente?
A seguir os dez tipos de erros que mais cometemos ao caminhar.

1 - Passo muito grande: Quando se tenta imprimir um ritmo mais acelerado na caminhada, há uma tendência natural em aumentar o tamanho do passo. Isso na verdade atrapalha a mecânica do exercício e ainda pode acarretar dores nas canelas. Se você quer andar mais rápido, o melhor a fazer é dar mais e menores passos.

2 - Calçados impróprios: Tênis pesados, duros, com mais de um ano de uso ou muito justos não são bons para caminhar e podem gerar problemas nos músculos e articulações. Vá a uma boa loja do ramos e pesquise as opções oferecidas.

3 - Pisada errada: Ao invés de pousar toda a planta do pé de uma só vez no chão, procure tocá-lo primeiro com o calcanhar e depois ir rolando a planta enquanto o corpo vai à frente. No final, para ganhar velocidade, dê um último impulso com os dedos. Parece difícil ou complicado ? Com o tempo você se acostuma e naturalmente você estará fazendo este movimento.

4 - Braços esticados: Manter os braços esticados para baixo durante a caminhada pode causar inchaço nas mãos. Além disso, o movimento natural de pêndulo que eles fazem acaba diminuindo sua velocidade. O melhor é dobrá-los em 90 graus, de modo que os punhos apontem para a frente e não para baixo.

5 - Cotovelos para os lados: Quem já dobra os braços durante a caminhada, muitas vezes comete o erro de apontar os cotovelos para os lados, provocando um movimento lateral dos braços. Mantê-los apontados para trás será mais eficiente para você e mais seguro para quem está ao seu lado.

6 - Cabeça abaixada: Nada de ficar olhando para os próprios pés durante a caminhada. Procure sempre olhar para a frente, mantendo o queixo paralelo ao chão. Seu olhar deve dirigir-se pelo menos a um ponto no chão entre 1,5 a 3,00 metros adiante dos seus pés. Esta postura vai auxiliar sua respiração e prevenir dores no pescoço, nas costas e nos ombros. Além disso, você poderá detectar com maior antecedência os obstáculos perigosos ou malcheirosos que surgirem no Caminho.

7 - Tronco inclinado ou balançando: Seu tronco não deve inclinar-se para a frente nem balançar para trás, apesar de haver uma tendência natural de que isso ocorra. Além de causar dores nas costas, a mecânica do exercício ficará prejudicada, diminuindo sua velocidade. Mantenha-se ereto, perpendicular ao chão e observando sempre o seu centro de gravidade que muda nas subidas e descidas.....Um abdome contraído ajudará muito nesta tarefa.

8 - Roupas erradas: No calor vista-se com roupas leves e claras. No frio agasalhe-se bem. Se você sai cedo pela manhã e o tempo costuma esquentar ao longo da caminhada, procure vestir várias peças de roupa ao invés de uma só, grossa. Um conjunto eficiente é formado por uma camiseta, um agasalho tipo suéter e um casaco. Assim, a medida em que o tempo e o seu corpo esquentarem, você poderá ir tirando as peças, amarrando-as na cintura ou na própria mochila. Use sempre um boné ou chapéu.

9 - Beber pouca água: Para manter-se bem hidratado, é recomendável que você beba pelo menos o equivalente a um copo de água a cada hora durante o dia. Beba um copo 10 minutos antes de caminhar. Durante o trajeto, beba o equivalente a um copo a cada 20 minutos. quando terminar a etapa beba um ou dois copos. Evite bebidas com cafeína (tipo coca-cola), pois elas provocam perda de líquido, e como conseqüência, mais sede....

10 - Caminhar em excesso: Até o criador descansou no sétimo dia. Não há porque não fazê-lo também. Exagerar na rotina da caminhada pode surtir um efeito desfavorável, deixando-o cansado, irritado, sem entusiasmo e com dores - acabando por afastá-lo do Caminho. 


2 comentários:

  1. Vixe, vejo mta galera caminhando com tenis q naum é pra modalidade,é muito importante qndo for comprar um tenis perguntar ao vendedor se ele pode dizer o seu tipo de pisada, claro q essa n é a funçao de um vendedor e pra dizer com a certeza so um ortopedista, mas em algumas lojas especializadas em tenis para esportes alguns vendedores estao capacitados a indicar o tenis mais correto para o seu tipo d pisada, tenis errado pode vim a causar problemas d joelho e coluna...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Anderson isso é comum acontecer...Galera tem q ficar antenada na hora de caminhar no "meiduzmato"....

    ResponderExcluir