terça-feira, 14 de abril de 2015

Rio nas Montanhas




Rio vai sediar o maior evento de montanhismo e escalada do Brasil
Em 2015,  a Cidade do Rio de Janeiro celebra seus 450 anos de fundação. Para festejar, a Federação de Esportes de Montanha do Estado Rio de Janeiro (FEMERJ) está organizando a 2ª Semana Brasileira de Montanhismo (SBM), com o tema Rio nas Montanhas: 450 anos de História, um grande evento que vai acontecer aos pés do Pão de Açúcar, entre 1 e 3 de maio, na Urca.
O evento busca exaltar a relação dos moradores e turistas com as montanhas cariocas, destacando o uso recreativo das encostas e cumes e a intensa conexão emocional das montanhas com o Rio, desde as origens da cidade.
O evento vai reunir a comunidade brasileira de montanhistas e admiradores do esporte na Urca – o mais importante point de escalada urbana do país. Ali, ao longo de três dias, acontecerão uma série de eventos – muitos gratuitos e abertos ao público em geral, além da tradicional Abertura da Temporada de Montanhismo do Rio de Janeiro (ATM).
Alguns destaques da programação são:
- Campeonato Brasileiro de Boulder: reunindo os melhores atletas do país na disputa pelo troféu da modalidade nas categorias: juvenil, junior, master e paraclimb.
- Cine Montanha na Praça: uma grande tela montada na Praça General Tiburcio exibirá gratuitamente, grandes atrações do cinema de montanha, além de uma exposição sobre a geodiversidade e a história do montanhismo na Cidade do Rio de Janeiro.
- Workshops e palestras: com temas relacionados principalmente à segurança em montanha, gratuitos ou pagos, ocorrerão durante a ATM e a SBM.
Entre os palestrantes destacam-se:
Arno Illgner, falando sobre seu treinamento mental para escalada.
Pedro da Cunha Menezes, falando de um sonho que se transformou em 180 km da mais carioca das trilhas, a Transcarioca.
O evento contará ainda com a presença de presidentes de federações e associações de montanhismo e outros esportes de montanha durante o 3o Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada. O Congresso ainda oferecerá, gratuitamente, diversas palestras e oficinas sobre questões técnica de escalada e montanhismo, geologia e geodiversidade.
Com o objetivo de democratizar o esporte e a cultura de montanha, a SBM estará oferecendo, gratuitamente, diversas atividades de introdução ao montanhismo e escalada e educação ambiental, como as oficinas do Montanhismo Social. Algumas atividades oferecidas são: cordas e nós, montagem de acampamento, introdução à escalada, trilhas interpretativas, atividades de educação ambiental, entre outras.
Para mais informações visite o site: www.rionasmontanhas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário